quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Elefantes podem ser extintos em cem anos na África
3

Compartilhe3974
 Imprimir Comunicar erro
  • REUTERS/Mark Wessels
    De acordo com dados da Fundação David Sheldrick Wildlife Trust, um elefante é morto a cada 15 minutos na África
    De acordo com dados da Fundação David Sheldrick Wildlife Trust, um elefante é morto a cada 15 minutos na África
Um dos símbolos da África, os elefantes podem desaparecer do continente em cem anos se nada for feito para frear a matança desses animais, afirmaram cientistas americanos.
Segundo eles, o número de mortes de elefantes supera atualmente o de nascimentos, provocando um desequilíbrio que pode levar à extinção da espécie.
Somente no ano passado, os especialistas estimam que, desde 2010, 35 mil elefantes tenham sido mortos todos os anos por caçadores na África.
O estudo, conduzido por cientistas da Universidade do Estado do Colorado, foi publicado na publicação científica Proceedings of the National Academy of Sciences.
De acordo com o autor da pesquisa, George Wittemyer, "nós estamos exterminando populações inteiras de elefantes no continente".
Ampliar

Quênia faz censo de elefantes e grandes mamíferos de reserva12 fotos

7 / 12
Serviço de Vida Selvagem do Quênia (KWS, na sigla em inglês) começou a fazer uma contagem aérea de elefantes e outros mamíferos de grande porte que vivem no Parque Nacional de Amboseli, a oeste do Monte Kilimanjaro, e às margens dos lagos Natron e Magadi. Acima, vista de gnus correndo pela reserva Dai Kurokawa/Efe

Perda irreparável

O comércio ilegal de presas de elefantes seria um dos fatores por trás do número crescente de mortes desses animais, acreditam os estudiosos.
Segundo eles, o tráfico desse tipo de produto cresceu exponencialmente nos últimos anos e um quilo de marfim pode valer hoje milhares de dólares. Muita da demanda vem de um mercado em ascensão na Ásia.
Enquanto ambientalistas sempre disseram que a perspectiva era desoladora, o estudo fornece uma avaliação detalhada do impacto desse comércio na população de elefantes africanos.
Os pesquisadores descobriram, por exemplo, que entre 2010 e 2013, o número desses animais caiu a uma média anual de 7% no continente.
Como os elefantes crescem a uma taxa de 5% anualmente, o resultado é que mais animais morrem do que nascem.
Julian Blanc, da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites, na sigla em inglês), que também participou do estudo, afirmou: "Se isso se sustentar, nós vamos observar reduções significativas na população desses animais nos próximos anos".
"Outra coisa a se ter em mente é que áreas diferentes também são afetadas de forma diferente".
Ampliar

Elefantinho órfão recebe cuidados e volta a se divertir12 fotos

5 / 12
O pequeno elefante foi apresentado a Augustin David, que se tornou a nova "mãe" de Joe. Como qualquer mãe, Augustin enfrenta uma rotina cansativa de cuidados com o filhote que requer alimentação a cada duas horas, inclusive durante a noite, com uma mistura especial de leite em pó, para atender às necessidades nutricionais do elefantinho Andrew Chant/Reprodução/Mail Online
"Ainda há populações de elefantes aumentando de tamanho em partes da África, como Botsuana. Mas em outros lugares, a taxa de animais mortos vítimas de caçadores é extremamente alta. Esse é o caso, por exemplo, da África Central".
Na região, a estimativa é de que o número de elefantes caiu cerca de 60% na última década.
Para Wittemyer, "estamos falando da aniquilação do maior e mais velhos dos elefantes".
"Isso significa a destruição de machos reprodutores primários e de matriarcas de famílias inteiras e mães. Isso deixa para trás muitos elefantes jovens órfãos e clãs despedaçados".
Ambientalistas defendem medidas urgentes contra a mortandade de elefantes.
Para John Scanlon, secretário-geral da Cites, "o mundo precisa decidir quanto mais esforço quer colocar na preservação dessa magnífica espécie e se está preparado para mobilizar os recursos humanos e financeiros necessários para isso".
"Em termos concretos, precisamos nos concentrar na linha de frente e enfrentar todos os elos da cadeia de comércio ilegal de marfim – melhorando os meios de subsistência locais (para aqueles que co-habitam com elefantes), fortalecer a execução das leis e da governança e reduzir a demanda pelo marfim ilegal".
Ampliar

Elefantes têm presas aparadas em ação contra contrabando de marfim7 fotos

2 / 7
Homem lava elefante durante cerimônia de aparação de presas do animal em campo de elefantes na província de Kanchanaburi, na Tailândia. Os empregados do lugar cortam as presas para que os animais possam alcançar seu alimento mais facilmente, e também para alertar ao público sobre a caça ilegal e os riscos do corte de presas sem o devido cuidado, o que é perigoso para o animal. Apesar da ação, ambientalistas do WWF (World Wildlife Fund) afirmam que a solução para conter o contrabando de marfim é que o governo proiba a venda em toda a Tailândia. Estima-se que 30 mil elefantes africanos sejam mortos por ano por causa do contrabando de marfim. Leia mais Kerek Wongsa/Reuters

Notícias relacionadas

COMENTÁRIOS 3

Avatar do usuário
  1. Avatar de Polix

    Polix

    58 minutos atrás
    Acho que o ser humano também será extinto se estes idiotas dos ecoterroristas continuarem a existir!!!
  2. Avatar de Adi 40

    Adi 40

    2 horas atrás
    Não acredito que perdi meu tempo lendo estas besteiras destes Ecoterroristas.
  3. Avatar de Jacknohara

    Jacknohara

    ontem
    poxa me corto o coração nessa, os elefantes são bichos animais da natureza, eles tem que viver em paz no meio da floresta ou da savana, no meio do mato em geral, são bichos do mato, os elefantes, o homem consegue matar um bicho assim grande só por causa de grana ?po isso dai não tá certo, eu vou matar esses cara pra tirar as obturação de ouro deles, eles não vai gostar , poxa os bichos eles tem que viver em paz , entendeu, tem que parar com essa destruição ai, po mania de cortar arvore, cortar marfim, o negócio moderno de hoje em dia não é cortar , é plantar entendeu ?
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. 
Leia os termos de uso
http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/bbc/2014/08/18/elefantes-podem-ser-extintos-em-cem-anos-na-africa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  NASA se prepara para juntar duas partes principais para o Artemis II Core Stage Os técnicos estão se preparando para conectar duas partes ...