quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Brasil avança na conservação da Amazônia, diz relatório norueguês

Alister Doyle
Em Oslo
Compartilhe446
 Imprimir Comunicar erro
Ampliar

Imagens da Amazônia46 fotos

1 / 46
A Amazônia tem 4.196.943 milhões de quilômetros quadrados e a maior bacia hidrográfica do mundo, que cobre 6 milhões de quilômetros quadrados com seus 1.100 afluentes, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. O maior bioma do Brasil é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos Miguel von Behr/Arpa
O Brasil teve bom progresso em proteger a floresta amazônica, disse nesta segunda-feira (18) um relatório da Noruega, um importante doador para a preservação ambiental.
A Noruega, país rico por seu petróleo e gás, pagou 10,3 bilhões de coroas (1,7 bilhão de dólares) para combater o desmatamento tropical de 2008 a 2013 no Brasil e em outros lugares, de acordo com um relatório feito pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad, na sigla em inglês), financiada pelo governo.
"A taxa de desmatamento do Brasil e as correspondentes emissões de gases-estufa caíram fortemente", disse o relatório sobre o progresso da proteção na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. 
Projetos financiados com dinheiro norueguês no Brasil estão "traçando o caminho para futuras reduções", disse o documento. 
A Noruega destinou ao Brasil 720 milhões de dólares para ajudar a apoiar programas no país, informou o relatório. A Noruega prometeu ao Brasil, em 2008, até 1 bilhão de dólares para ajudar a desacelerar o desmatamento, dependendo do desempenho brasileiro.
Sob um acordo semelhante em 2010, a Noruega se comprometeu em destinar até 1 bilhão de dólares para a Indonésia, a qual tem a terceira maior floresta tropical, atrás apenas da Amazônia e de uma floresta no Congo, afetada por desmatamento de grandes áreas para dar espaço para plantações.
Ampliar

Veja registros do desmatamento na Amazônia nos últimos anos58 fotos

56 / 58
abr.2014 -Cuiabá (04/04/2014) - O Ibama em Mato Grosso está fiscalizando o descumprimento de embargo de áreas desmatadas ilegalmente em anos anteriores. A operação denominada Commodities monitora os polígonos embargados, e apreende maquinários e grãos. Os proprietários e arrendatários são autuados por impedir a regeneração da floresta e por descumprimento de embargo, além de ter de efetuar as medidas fitossanitárias com as sobras de lavouras. A última ação da operação foi na região norte de Mato Grosso, em uma fazenda localizada no município de Nova Ubiratã, a 532 quilômetros de Cuiabá. A área estava embargada devido a desmatamento ilegal entre 2011 e 2012 . A equipe do Ibama constatou que o proprietário não respeitou o embargo em 596,7 hectares e continuou a utilizar a área. No local, que deveria ser a reserva legal da propriedade, com a floresta nativa em regeneração, houve plantio de soja na safra 2013/14.A lavoura de soja foi monitorada por agentes do Ibama que, ao final da colheita, apreenderam toda a produção, calculada em 1.790 toneladas (equivalente a 30 mil sacas). Os grãos foram depositados em armazéns da região e deverão ser doados, no final da tramitação processual, para programas sociais.Além da apreensão dos bens e produtos, tanto o proprietário quanto o arrendatário da área, foram autuados em mais de R$ 6 milhões Nicélio Silva/Ibama-MT
A Indonésia teve "bom progresso" no planejamento de proteger florestas, disse a Norad. Mas, segundo a agência, "a mudança de governo e as fraquezas nas bases legais" para a proteção da floresta "representam um sério risco de que as conquistas possam ser perdidas".
O presidente-eleito Joko Widodo assume no lugar do antecessor Susilo Bambang Yudhoyono em outubro. "Pode haver novas prioridades", disse à Reuters Ida Hellmark, que coordenou a relatório na Norad, apontando para os riscos de mais destinação de território para plantio de palma. 
Até agora, a Indonésia só obteve 2% dos pagamentos totais da Noruega, segundo a Norad. 
Florestas absorvem dióxido de carbono quando crescem e o liberam quando apodrecem ou queimam. O desmatamento, feito principalmente para abrir espaço para plantação, responde por um quinto das emissões humanas dos gases do efeito estufa, de acordo com estimativa da ONU. 

Notícias relacionadas

COMENTÁRIOS 0

Avatar do usuário
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. 
    Leia os termos de uso
    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2014/08/18/brasil-avanca-na-conservacao-da-amazonia-diz-relatorio-noruegues.htm

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

      NASA se prepara para juntar duas partes principais para o Artemis II Core Stage Os técnicos estão se preparando para conectar duas partes ...