quarta-feira, 12 de junho de 2013

Baleia jubarte é encontrada morta no litoral sul da Bahia

PUBLICIDADE
 
MÁRIO BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)
Uma baleia jubarte macho com 13 metros de comprimento e peso estimado de 35 a 40 toneladas foi encontrada morta, na praia de Barra Velha, em Nova Viçosa, litoral sul da Bahia.
É o primeiro caso de baleia jubarte encontrada morta em 2013.
Pesquisadores do IBJ (Instituto Baleia Jubarte) se deslocaram nesta quarta-feira, 12, para o local para averiguar sinais de fratura na baleia, que pode ter sido atropelada por um navio.
As suspeitas sobre o atropelamento, segundo o instituto, devem-se à presença de hemorragia intensa próxima à região dorsal e de alguns hematomas no corpo da baleia.
Instituto Baleia Jubarte/Divulgação
Baleia jubarte encontrada morta na Bahia pode ter sido atropelada por navio
Baleia jubarte encontrada morta na Bahia pode ter sido atropelada por navio
"Nossa equipe vai examinar as vértebras e outros ossos em busca de sinais de fratura" informou a médica veterinária do IBJ, Adriana Colosio, segundo a qual o trabalho está sendo prejudicado pela dificuldade de acesso à praia.
O IBJ ficou sabendo que a baleia estava na praia no sábado, 9, mas só pode chegar ao local na segunda, com uma lancha emprestada, segundo informou o diretor de pesquisa do IBJ, Milton Marcondes.
"Mesmo assim foi preciso chegar perto da praia e saltar na água e carregar os equipamentos até a baleia", afirmou o pesquisador.
Outro problema que o IBJ aponta é a posição que a baleia foi encontrada --deitada, com a barriga para cima. Segundo o instituto, essa posição da baleia dificulta o exame dos ossos.
Instituto Baleia Jubarte/Divulgação
Baleia jubarte encontrada morta na Bahia pode ter sido atropelada por navio
Baleia jubarte encontrada morta na Bahia pode ter sido atropelada por navio
De acordo com o IBJ, de 2002 a 2005 foi registrada média de 22 encalhes da espécie por ano no Brasil; entre 2006 e 2009 o número foi de 37 animais e, em 2010, chegou a 96 ocorrências. Em 2011, foram 39 encalhes, contra 44 em 2012.
As jubartes são oriundas do hemisfério norte (de águas geladas) e migram, todo ano, para o hemisfério sul (de águas quentes), entre os meses de julho e novembro para acasalar e ter seus filhotes.
Segundo o IBJ, a população de baleias que tem vindo ao Brasil atualmente é de cerca de 12 mil. Censo de 2011 do IBJ, realizado entre o litoral de Sergipe e Rio de Janeiro, constatou 11,4 mil exemplares da espécie. Pesquisa de 2008 havia registrado 9.330.
De acordo com o instituto, 95% das baleias que migram para o Brasil ficam no Parque Marinho de Abrolhos, litoral da Bahia.

+ CANAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  NASA se prepara para juntar duas partes principais para o Artemis II Core Stage Os técnicos estão se preparando para conectar duas partes ...