sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Agência espacial japonesa envia roupas especiais para mineiros

Sexta-feira, 01 de outubro de 2010, 10h11


Ansalatina

A Agência de Exploração Espacial Japonesa (Jaxa) enviou aos 33 mineiros que estão presos na mina San José, no norte do Chile, um carregamento de roupas como as utilizadas por astronautas, próprias para absorver odores e combater bactérias.

A carga chegará ao Chile na próxima segunda-feira, 4, com cerca de 200 peças, entre elas roupas íntimas e camisetas feitas com o mesmo material dos trajes que os astronautas japoneses utilizam, informaram os responsáveis da Jaxa.

Além de roupas, o orgão também enviou 20 pacotes de balas japonesas tradicionais.

Os especialistas da agência afirmaram que os trajes serão de muita utilidade aos mineiros porque o ambiente atual em que se encontram é "extremo, exatamente como o [ambiente] espacial".

Os 33 trabalhadores da mina San José, em Copiapó, no deserto do Atacama, estão a mais de 700 metros de profundidade desde o dia 5 de agosto, quando um desmoronamento bloqueou a saída do grupo.

As equipes de resgate só encontraram o local onde os mineiros se refugiaram 17 dias após o acidente por meio de uma sonda. A expectativa é que o resgate ocorra até novembro, caso o cronograma seja cumprido sem inconvenientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  NASA se prepara para juntar duas partes principais para o Artemis II Core Stage Os técnicos estão se preparando para conectar duas partes ...