quinta-feira, 31 de julho de 2014

Crateras da Sibéria teriam surgido devido a erosão, diz cientista

Do UOL, em São Paulo
Compartilhe10
 Imprimir Comunicar erro
  • Reprodução/Siberian Times
    Cientistas tentam explicar o surgimento da nova cratera na Sibéria: terceira avistada no mês

  • Cientistas tentam explicar o surgimento da nova cratera na Sibéria: terceira avistada no mês
descoberta de uma terceira cratera na Sibéria suscitou uma discussão mais ampla entre cientistas sobre a aparição desses buracos em áreas remotas da Rússia. Inicialmente atribuída a uma explosão subterrânea de gás, a cratera, que tem um formato cilíndrico, com quatro metros de diâmetro e entre 60 e 100 metros de profundidade, ela seria resultado de uma erosão hídrica, segundo um pesquisador.
O geofísico Vladimir Romanovsky, do Laboratório de Permafrost, acredita que esse fenômeno ocorreu devido a um tipo de sumidouro, erosão hídrica em uma cavidade subterrânea, que irrompeu para fora em vez de para dentro, causando esse colapso.
A teoria do cientista é endossada pelas imagens captadas por um helicóptero que mostram as cenas do primeiro buraco que apareceu na região de Tamal. O registro mostra um monte de terra sendo jogado para fora do buraco.
"A água de dentro da primeira cratera provavelmente veio do derretimento do permafrost (solo gelado do Ártico)", acredita Romanovsky, pesquisador da Universidade de Alaska Fairbanks, em entrevista ao site Livescience.
Romanovsky acredita que a formação da cratera começou de uma forma semelhante à de um sumidouro, quando o gelo ficou preso em uma cavidade subterrânea. O cientista pondera que a pressão acumulada de gás natural, como o metano, fez com que o buraco explodisse, criando uma cratera no local. No entanto, a teoria não explica por que a borda do buraco é redonda ou de onde veio o gás para provocar essa erupção.
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/07/31/crateras-da-siberia-teriam-surgido-devido-a-erosao-diz-cientista.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  NASA se prepara para juntar duas partes principais para o Artemis II Core Stage Os técnicos estão se preparando para conectar duas partes ...