terça-feira, 2 de julho de 2013

Nasa aposenta o telescópio espacial Galex

Nasa aposenta o telescópio espacial Galex

Avalie esse post

São Paulo – A Nasa, agência espacial americana, desligou o telescópio espacial Galaxy Evolution Explorer, mais conhecido como Galex. O instrumento explorava galáxias há uma década.

O sinal para encerrar a atividade do Galex foi enviado na sexta-feira (28) a partir de um centro de operações no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

O Galex ficará em órbita por mais 65 anos. Em seguida, cairá na Terra. O processo de reentrada na atmosfera fará com que o equipamento seja incinerado.

O telescópio espacial já cumpriu seus principais objetivos. A Nasa chegou a prorrogar por três vezes a missão do instrumento. O Galex estava “emprestado” para o Instituto de Tecnologia da Califórnia, que administrava seu uso pelos pesquisadores.

Com ajuda desse telescópio espacial, os astrônomos fizeram observações de estrelas, da Via Láctea a galáxias que estão a bilhões de anos-luz da Terra. Durante os 10 anos de observação, Galex descobriu uma cauda gigantes de um cometa em alta velocidade. Também flagrou um buraco negro enquanto ele devorava uma estrela.

Galex fez lindas imagens do espaço. O telescópio espacial também encontrou anéis gigantes de novas estrelas em torno de galáxias velhas, entre outras descobertas. Os dados do ano passado da missão passaram a se públicos em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  NASA se prepara para juntar duas partes principais para o Artemis II Core Stage Os técnicos estão se preparando para conectar duas partes ...