Aeronaves de combate da Rússia deixam Japão em alerta
O Japão colocou caças em alerta nesta quinta-feira, dia 9, depois que cinco aviões militares da Rússia se aproximaram do seu território, informou o Ministério da Defesa japonês. Segundo fonte da defesa citada pela agência Kyodo Tsushin, dois bombardeiros estratégicos russos Tu-95MS, uma aeronave de alerta aéreo A-50 e dos aviões de combate e reconhecimento Sukhoi Su-24 sobrevoaram as águas próximas à costa norte das ilhas de Hokkaido e Honshu, do lado do Pacífico, e o mar do Japão. O departamento militar do Japão qualificou essa aproximação como um caso sem precedentes.
Uma aeronave A-50 Mainstay de alerta aéreo antecipado acompanhou o voo dos bombardeiros russos. (Foto: 331/332-Squadron of the Norwegian Air Force/Scanpix, HO)
O porta-voz da Força Aérea Russa (FAR), o coronel Vladimir Drik, afirmou que todos os voos foram realizados sem violação das fronteiras de outros Estados, em acordo com as normas internacionais que regulamentam o uso do espaço aéreo sobre as águas neutras.
As tripulações dos TU-95MS treinaram práticas de sobrevoo de áreas não referenciadas e de reabastecimento no ar a partir de dois aviões reabastecedores Il-78. A missão de patrulhamento durou cerca de 16 horas.
Drik também comentou que os bombardeiros estratégicos Tu-95MS cumpriram com êxito nesta quinta-feira, dia 8, uma missão planificada de patrulhamento aéreo e que a trajetória de voo atravessou as águas neutras do Pacífico ao norte do Japão. “Missões deste tipo contribuem para aumentar o nível de relacionamento entre os pilotos, principalmente os jovens”, explicou.
Fontes: Diário da Rússia e A Voz da Rússia – Adaptação do texto: Cavok
Nenhum comentário:
Postar um comentário