![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLOhhTuSe8vR8WFCQxMOUXPBbbQyozvZqEYONN3ckC3Lp_NeHxQf-ZCINvv_diRxVd7PLAOSnfacl_Wyz4P6LHhg39xQS3_Shung8pg61HaLm6ajD1P_l1EX09jG9iabC1YXDgEcvV3xs/s320/i101079402651049.jpg)
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal (RN), realizou dia 7/10 a solenidade militar em comemoração ao 45º aniversário da unidade. Criado em 12 de outubro de 1965 com a missão de lançar e rastrear foguetes, o CLBI tem trazido divisas significativas para o Rio Grande do Norte, projetando o estado tanto no cenário nacional como internacional.
A unidade destaca-se, ainda, pelo comprometimento com o meio ambiente através da parceria, desde 2004, com o Projeto Tamar, protegendo as tartarugas marinhas em extinção e lançando nos mares de Natal mais de 22 mil filhotes. O Centro, em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também apóia os projetos de mestrandos e doutorandos que estudam a flora e fauna do estado.
O CLBI realizou em sua história quase três mil lançamentos de foguetes para organismos nacionais e estrangeiros, assim como participou de quase 200 rastreios do foguete europeu Ariane, lançado da guiana francesa, em cumprimento a um acordo internacional que inclui o Brasil entre o grupo seleto de domínio desta tecnologia.
Neste ano, com a realização de três operações do foquete de treinamento básico, de três rastreios internacionais e da participação da Operação Falcão, da Marinha do Brasil, mostrou o alto nível de qualificação técnica dos seus integrantes. E pela primeira vez, na operação com a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), indústria de produtos de segurança que atende ao mercado interno e externo, o CLBI teve a oportunidade de contribuir, mais uma vez para a expansão das divisas brasileiras e do estado do Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário