![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxNtQm1J7HbX-in60RfYM7wLfEkq7zI7zk2dpkrmr4-_Xyd84USe29m-l4Jc1ZlpC9_J93LB2rDreqBaVivoUDbfJpY2Fyj-tMA0t_N5Sgola699roH6rE6Uzp3EqiD1w1DFB_Q2sEd00/s320/20100905160913minerios.jpg)
Técnicos não poupam esforços para resgatar mineiros retidos há um mês
Fotografia: Reuters
Técnicos não poupam esforços para resgatar mineiros retidos há um mês
Fotografia: Reuters
Especialistas da Nasa, a Agência Espacial Americana, entregaram, na sexta-feira, um relatório às autoridades chilenas para a orientação dos 33 mineiros retidos há 30 dias numa mina no Norte do país, informou ontem Angop.
“Este é um caso sem precedentes, pela profundidade em que estão e pelo tempo de sobrevivência”, afirmou o líder dos especialistas, Michael Duncan, médico do Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas.
“Fizemos um grande número de comparações entre os ambientes que astronautas e mineiros enfrentam, incluindo a questão da vitamina D, já que ambos não recebem luz solar, e recomendamos a ingestão adequada de suplemento de vitamina D”, disse Michael Duncan.
Duncan recomendou também a “melhoria das condições de iluminação para que exista um ambiente de dia e de noite no interior da mina, com rotina de trabalho, organização e lazer”. O perito também aconselhou a realização de exercícios adequados para manter os mineiros em forma e opinou sobre o desenho da cápsula que a enviada para o resgate.
“Como isto não tem precedentes, não há um veículo disponível e precisamos de criar algo adaptado às circunstâncias, com limitação de tamanho devido ao diâmetro da chaminé de resgate ”, referiu.
A cápsula já está a ser criada nos estaleiros da Marinha do Chile e, segundo um oficial, “deve contar com oxigénio, comunicações, luz, câmara de vídeo e um dispositivo de fuga”, caso o equipamento fique bloqueado, permitindo que o mineiro volte ao fundo da mina.
A viagem da cápsula com cada mineiro deve durar cerca de uma hora por 700 metros da chaminé aberta na mina San José, no meio do deserto de Atacama, 800 quilómetros a Norte de Santiago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário