sábado, 3 de dezembro de 2016


Nave de carga desintegra-se a caminho da Estação Espacial





A maior parte dos fragmentos da nave foram consumidos na densa atmosfera sobre uma zona remota, montanhosa e sem população da República de Tyva, diz a Roscosmos
A agência espacial russa anunciou hoje que perdeu o contacto com uma nave de carga não tripulada que ia reabastecer a Estação Espacial Internacional, logo após ter sido lançada do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A Roscosmos diz que a nave se desintegrou poucos minutos depois do lançamento.
"Perdemos o contacto 383 segundos após a descolagem do lançador Soyuz com a nave espacial de carga Progress MS-04", anunciou a Roscosmos num comunicado, acrescentando que os especialistas estão a tentar perceber a origem do problema.
http://www.dn.pt/sociedade/interior/navede-carga-desintegra-se-a-caminho-da-estacao-espacial-5529781.html

Samarco consegue aval para retomar operações em Ouro Preto (MG)
3

Léo Rodrigues
Da Agência Brasil

 Ouvir texto

0:00
 Imprimir Comunicar erro

  • Alexandre Rezende/Folhapress
    Dique da Samarco ameaça alagar muro histórico em Mariana (MG) e vira ponto de discórdia
    Dique da Samarco ameaça alagar muro histórico em Mariana (MG) e vira ponto de discórdia
A mineradora Samarco deu um passo importante para poder retomar suas operações, que estão suspensas desde a tragédia da barragem de Fundão, que aconteceu em Mariana (MG) em 5 de novembro de 2015. O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, concedeu a anuência para a utilização da cava de Alegria do Sul como depósito de rejeitos. A decisão do órgão é do dia 21 de novembro e foi noticiada nesta sexta-feira (2) pela empresa.
A cava de Alegria do Sul fica no município de Ouro Preto (MG). Ela pertence à Samarco, mas não tem conexão física com a área de barragens do Complexo de Germano, do qual fazia parte a barragem de Fundão. Em nota, a mineradora considerou que esta é a melhor saída para garantir a retomada de suas atividades.
"A proposta leva em consideração a utilização de um espaço confinado. Entre os critérios para a escolha da cava de Alegria Sul estão também a capacidade de armazenamento e o tempo de execução das obras de preparação. Por ser uma área que já sofreu intervenções, haverá impacto mínimo ao meio ambiente".
Para usar a cava de Alegria do Sul como depósito, a Samarco ainda precisará de autorização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). Nos dias 14 e 15 de dezembro, o órgão irá realizar audiências públicas em Ouro Preto e Mariana para discutir a questão.

Retomada

Considerado a maior tragédia ambiental do país, o rompimento da barragem de Fundão completou um ano no mês passado. A lama de rejeitos que estava armazenada na estrutura da Samarco se dispersou devastando a vegetação nativa, poluindo a bacia do Rio Doce e deixando 19 mortos. Os distritos de Bento Rodrigues, Paracatu e Gesteira ficaram completamente destruídos.
Desde então, a Samarco não opera na região. No dia 18 de novembro, a Justiça aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) responsabilizando pelo episódio 22 pessoas e 4 empresas.
A Samarco pretende retomar as operações com 60% de sua capacidade. A cava de Alegria do Sul pode armazenar aproximadamente 17 milhões de metros cúbicos. De acordo com a proposta apresentada, ela seria utilizada por 2 anos e, nesse período, a mineradora se encarregaria de apresentar alternativas para os anos posteriores.
Em sua decisão, o DNPM considerou que "a solução proposta é extremamente segura, uma vez que se trata de disposição em cava proporcionando confinamento do rejeito".
Na nota divulgada, a Samarco também informou que ainda tem reservas de 2,867 bilhões de toneladas no Complexo de Germano, o que lhe garantiria competitividade no mercado internacional caso consiga a aprovação dos órgãos ambientais. A mineradora reitera que a retomada das atividades é importante para a manutenção dos empregos e para a criação de novos postos de trabalho.
A Prefeitura de Mariana defende o retorno das operações da empresa. Em entrevista à Agência Brasil no mês passado, o prefeito Duarte Júnior considerou importante a diversificação das receitas, mas não escondeu que a arrecadação com a mineração continua sendo a principal solução para a crise econômica na cidade.
"Imagina todo dia você recebendo alguém pedindo ajuda para encontrar emprego porque tem uma família para sustentar e o município não consegue gerar renda a essas pessoas. Muita gente entra em desespero e nos incomoda. Por isso queremos o retorno da empresa, que nem resolve completamente a situação, mas minimiza o problema".
Definir onde o rejeito seria depositado é uma das principais pendências para a retomada das operações da mineradora, que será superada caso a Semad autorize o uso da cava de Alegria do Sul. No entanto, a Samarco ainda precisa obter do governo de Minas Gerais a licença corretiva, liberando assim todas as licenças ambientais que foram suspensas após a tragédia.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2016/12/02/samarco-consegue-aval-para-usar-deposito-de-rejeitos-em-ouro-preto.htm

Em forma de gratidão, canguru abraça e faz carinho em tutores todos os dias

Publicado por O Viral às 14:50

Nada como a gratidão. E quando ela vem no formato de abraço, melhor ainda. Abigail é uma canguru que sabe demonstrar bem o carinho que sente pelos seus tutores e diariamente ela agradece com um abraço, bem cedinho.

Abigail foi resgatada ainda com 5 meses depois de ficar orfã. Foto: Reprodução/Facebook
Abigail foi resgatada ainda com 5 meses depois de ficar órfã. Foto: Reprodução/Facebook

O gesto de Abigail não é por acaso. A fêmea que hoje tem 10 anos, foi acolhida pelos funcionários do Santuário de Cangurus de Alice Sprrings, na Austrália quando tinha apenas 5 meses.
Leia também:
A canguru foi apelidada de “rainha do santuário” e não pensa duas vezes em demonstrar o carinho por todos do lugar, distribuindo abraços.
Muito amor por esse vídeo <3
Com informações do BoredPanda
http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/oviral/2016/12/01/em-forma-de-gratidao-canguru-abraca-e-faz-carinho-em-tutores-todos-os-dias/

Será que o homem é mesmo o animal mais inteligente do planeta?

https://noticias.terra.com.br/brasil/sera-que-o-homem-e-mesmo-o-animal-mais-inteligente-do-planeta,56ddf49ee6ae2f4fc5cb0deb4fc1839caxcju05f.htmlTraços da inteligência humana já foram observados em animais bem menos complexos
Traços da inteligência humana já foram observados em animais bem menos complexos
Foto: Getty Images / BBCBrasil.com

Fragmento do cargueiro espacial russo Progress MS-04 é encontrado

https://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/fragmento-do-cargueiro-espacial-russo-progress-ms-04-e-encontrado,02eb86c74d7c91f935720198883b8003apuev9zv.html

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016













Uma cratera vulcânica em Galápagos. As 19 ilhas que compõe o arquipélago de Galápagos, no oceano Pacífico, perto da linha do Equador, são conhecidas pela diversidade de animais e vida marinhaImagem: Frans Lanting/National Geographic Creativehttp://noticias.uol.com.br/album/2016/09/27/imagens-impressionantes-do-planeta-terra.htm?fotoNavId=pr92bc2cba502b823ed5fd978fe9a8b8be20161202

O estranho objeto descoberto na periferia da Via Láctea que pode mudar entendimento sobre galáxias

https://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/o-estranho-objeto-descoberto-na-periferia-da-via-lactea-que-pode-mudar-entendimento-sobre-galaxias,c767c21d4b3024aa37fa9d11fc7d9b018e869kij.htmlA galáxia Virgo I orbita ao redor da Via Láctea
A galáxia Virgo I orbita ao redor da Via Láctea
Foto: Naoj / BBCBrasil.com

Europa não consegue levar adiante programa com a Nasa para desviar asteroides

https://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/europa-nao-consegue-levar-adiante-programa-com-a-nasa-para-desviar-asteroides,3228e0b07b1a0a44d307b206fe6b9da8yhs6nlen.html

Mamífero pré-histórico é achado na Argentina após 10.000 anos enterrado

https://noticias.terra.com.br/ciencia/mamifero-pre-historico-e-achado-na-argentina-apos-10000-anos-enterrado,9d11c1f1c4ee5902ab86704b322a13f9asznogdt.html

Poderá estar para breve uma agência espacial para Portugal

MARISA PINTO · 01 DEZ 2016 · NOTÍCIAS28 COMENTÁRIOS



Uma das apostas que promovem os países é apostar em áreas diferentes mas necessárias.

Assim, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou que se encontra em preparação a criação e desenvolvimento de uma agência espacial para Portugal.





A ideia de uma agência espacial, em Portugal, seria algo fantástico. E, apesar de ainda ser uma mera ideia ou intenção, a verdade é que poderá ser uma realidade muito em breve.

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, afirmou hoje à agência Lusa que Portugal está a preparar a criação de uma agência espacial, sendo que este é “um dos principais desafios” para 2017.

Segundo o ministro:


Estamos a preparar, com as empresas, naturalmente, a criação de uma agência espacial.

Para nos lançarmos para uma maior e uma mais profunda actividade [na área do espaço], temos de começar a ir para os grupos de países que têm uma agência espacial, com profissionais.


Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior

O ministro Manuel Heitor adianta ainda que:


Diria que, nos últimos 15 anos, foi aprender a trabalhar com a ESA, a lançar um conjunto de actividades que eram inexistentes em Portugal [na área do espaço]. Dinamizou-se a atividade científica, mas, sobretudo, a actividade de empresas que não existiam em Portugal e a de empresas que cresceram. Agora, que já demos provas, queremos alargar a participação, lançar novos desafios para o Atlântico, e, para isso, precisamos de ter uma gestão e um sistema de governança mais adequado e moderno.

Ainda em entrevista à Lusa, o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, afirrmou que, seguramente já no próximo ano, irá ser estudada a possibilidade e viabilidade para a criação de uma agência espacial no nosso país.

No entanto, e como se compreende, esta ideia está dependente de várias outras situações como, por exemplo, da criação do Centro de Investigação Internacional do Atlântico, que irá ficar situada nos Açores.


ESA – Agência Espacial Europeia

As maiores agências espaciais são, actualmente, a NASA, seguida da ESA. Portugal é já membro da ESA ha 16 anos, desde 14 de novembro de 2000, sendo que a actividade científica e empresarial nacional no sector espacial é, actualmente, gerida num departamento da FCT, o Gabinete do Espaço.

Ambos os ministros estão presentes no conselho ministerial da ESA, evento que se realiza hoje e amanhã, em Lucerna, na Suiça.https://pplware.sapo.pt/informacao/podera-estar-breve-agencia-espacial-portugal/

quarta-feira, 30 de novembro de 2016


Pinturas pré-históricas são encontradas às margens do rio São Francisco

Carlos Madeiro
Colaboração para o UOL, em Maceió

 Ouvir texto

0:00
 Imprimir Comunicar erro

  • Divulgação/Ministério Público de Alagoas
    Fiscais encontraram pinturas rupestres às margens do rio São Francisco, em Alagoas
    Fiscais encontraram pinturas rupestres às margens do rio São Francisco, em Alagoas
Pinturas rupestres de povos que viveram às margens do rio São Francisco na pré-história foram descobertas nessa terça-feira (29) em uma região rural do município de Olho D'Água do Casado, no sertão alagoano. As imagens estavam em rochas em três pontos diferentes e foram achadas durante uma força-tarefa de vários órgãos que investiga e previne irregularidades na região ribeirinha.
As imagens estão localizadas dentro do território do assentamento Nova Esperança. A maioria das pinturas é de formas geométricas. Ao lado dos desenhos, há alguns pequenos buracos no chão, que devem ser espécies de pilões cavados com intuito de amassar sementes para produção de tinta.
Segundo a arqueóloga Rute Barbosa, do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), não é possível definir há quanto tempo as pinturas foram feitas. "Sabemos que se trata de sítios arqueológicos relacionados a povos que habitaram o baixo São Francisco na pré-história, mas não temos o período exato", disse.
Divulgação/Ministério Público de Alagoas
Entre os sertanejos, as imagens são conhecidas como 'letreiro de caboclo brabo'
Ao todo, o Instituto já possui mais de 300 sítios arqueológicos na região do Baixo São Francisco. Entre os sertanejos, as imagens são conhecidas como "letreiro de caboclo brabo". As imagens dão indícios de que vários povos passaram pelo local, mas apenas pesquisas mais detalhadas podem confirmar a hipótese.

Ocupação antes de Cristo

A arqueóloga conta que descobertas já realizadas garantem a presença de comunidades há pelo menos 3.500 anos na região. "O registro mais antigo até o presente momento encontrado em Alagoas foi localizado no sítio arqueológico 'São José 2', no município de Delmiro Gouveia [sertão alagoano], onde foram encontrados 29 esqueletos humanos, além de outros artefatos líticos e cerâmicos, com datação aproximada de 3.500 AP [anos presentes]", afirmou.
Divulgação/Ministério Público de Alagoas
A região tem presença de comunidades há pelo menos 3.500 anoshttp://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2016/11/30/pinturas-pre-historicas-sao-encontradas-as-margens-do-rio-sao-francisco.htm


28.nov.2016 - Agricultor anda com suas vacas durante o pôr do sol em Naypytaw, em MianmarImagem: Aung Shine Oo/APhttp://noticias.uol.com.br/album/2016/01/06/olho-magico-2016.htm#fotoNavId=prd584ee54257683451610826fabc3475520161128

Desmatamento na Amazônia cresce 29% em um ano

https://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/meio-ambiente/desmatamento-na-amazonia-cresce-29-em-um-ano,cab7c8126cb81cd8d88911226bdd27c3mvu83gfp.htmlSegundo o Inpe, o desmatamento da Amazônia teve crescimento de 29% em 2016.
Segundo o Inpe, o desmatamento da Amazônia teve crescimento de 29% em 2016.
Foto: iStock

  NASA se prepara para juntar duas partes principais para o Artemis II Core Stage Os técnicos estão se preparando para conectar duas partes ...