sábado, 10 de maio de 2014

http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/album/2013/01/23/especies-bizarras.htm#fotoNav=54
Imagem 54/54: Junto com o raro tubarão-gnomo encontrado no Golfo do México (na foto anterior), foram "pescados" vários isópodes gigantes (Bathynomus giganteus) como este da foto, que é macho. Foi Andrew Thaler, um ecologista de alto-mar que chamou a atenção na CNN para o fato de nunca ter visto tantos isópodes gigantes em um só lugar. "Imagine um carrapato do tamanho de gato", disse. O isópode gigante pode crescer até 40 centímetros e sobrevive no fundo do mar ao se alimentar de corpos em decomposição como de baleias, peixes e lulas mortosNoaa/OER
http://noticias.uol.com.br/album/album-do-dia/2014/05/10/imagens-do-dia---10-de-maio-de-2014.htm#fotoNav=14
Imagem 14/32: Elefantes brancos se preparam para desfile de líderes internacionais neste fim de semana, durante uma conferência de países asiáticos em Mianmar Ye Aung Thu/AFP

Manaus terá torre gigante para ‘observar’ Amazônia

POR BRASIL
10/05/14  07:00
LUCAS REIS, DE MANAUS
Contemplar a Amazônia do alto das copas das árvores não será mais privilégio apenas de animais e passageiros de aviões. O Jardim Botânico de Manaus, onde funciona o Museu da Amazônia, irá inaugurar, em um mês, uma torre de observação de 42 metros de altura, equivalente a um prédio de 13 andares.
São 243 degraus de uma estrutura metálica feita para pesquisadores, estudantes e turistas. Não é a maior torre da Amazônia brasileira, mas será a única aberta ao público em geral –o Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) possui estruturas maiores, de uso restrito a pesquisadores.
A obra, orçada em cerca de R$ 1 milhão, está em fase de acabamento.
É de aço galvanizado e demandou cuidados especiais, já que a densidade da floresta impedia a entrada de veículos pesados. Chuvas diárias também atrasaram o cronograma.
A torre tem três plataformas de observação, com 14 metros, 28 metros e, finalmente, a 42 metros de altura. Durante a subida, já é possível observar pássaros e outros animais que não costumam descer ao solo.

Torre gigante na Amazônia

  Ver em tamanho maior »
Museu da Amazônia/Divulgação
AnteriorPr�xima
Torre de observação de 42 metros erguida no jardim botânico de Manaus
“O que nós temos aqui é um laboratório vivo. Tudo o que se aprende nos livros está em nossa volta”, diz o físico italiano Ennio Candotti, diretor do Musa (Museu da Amazônia). A árvore mais alta no entorno da torre tem 33 metros, o que garante uma visão panorâmica privilegiada da mata.
A ideia é inserir a torre de observação na rota turística de Manaus, atraindo curiosos, observadores e amantes da natureza. O diretor do museu aposta na Copa do Mundo, que em Manaus começa no dia 14 de junho, como ponto de partida para o novo ponto turístico da cidade.
A obra foi financiada com recursos do Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O Museu da Amazônia foi criado em 2009, e ocupa uma área de cem hectares da reserva Adolfo Duck, na zona norte de Manaus, distante cerca de uma hora do centro da cidade.
O museu é aberto ao público de terça à quinta-feira, e a entrada é gratuita. A visitação à torre, porém, ainda não tem data definida para começar.
Informações sobre o Museu da Amazônia podem ser encontradas no site  www.museudaamazonia.org.br
http://brasil.blogfolha.uol.com.br/2014/05/10/manaus-tera-torre-gigante-para-observar-amazonia/

Estudo alerta para risco de derretimento na Antártica

http://noticias.terra.com.br/ciencia/estudo-alerta-para-risco-de-derretimento-na-antartica,cdea7f828cdd5410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Cientistas descobrem novas espécies de "sapos dançarinos"

http://noticias.terra.com.br/ciencia/cientistas-descobrem-novas-especies-de-sapos-dancarinos,91ed6c6a9f6e5410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

ALUNOS MARROQUINOS BEBEM URINA RECICLADA COM TECNOLOGIA ESPACIAL

 
ESA
Cerimónia de abertura da unidade de tratamento de água.
Cerimónia de abertura da unidade de tratamento de água.
Tal como os astronautas na Estação Espacial Internacional e os Fremen da saga Dune, 1200 estudantes de uma escola em Marrocos estão a beber urina e águas residuais recicladas.
Em luta contra a falta de recursos de água potável, a escola em Sidi Taïbi tornou-se o primeiro estabelecimento público a usar a tecnologia desenvolvida pela Agência Espacial Europeia, em cooperação com a UNESCO e a Universidade de Kenitra.
O sistema baseia-se num conjunto de membranas orgânicas e cerâmicas com furos de apenas um décimo de milésimo de um milímetro de diâmetro, ou seja, 700 vezes mais finos que um fio de cabelohumano. Estes minúsculos poros têm a capacidade de filtrar compostos indesejáveis na água, explica a ESA.
Ao longo dos anos, as águas subterrâneas de Sidi Taïbi, uma pequena cidade a cerca de meia hora de carro da capital de Marrocos, Rabat, tornaram-se contaminadas, principalmente com nitratos e fertilizantes, que a tornam imprópria para consumo. Esta solução, que resulta da investigação em curso sobre sistemas de suporte de vida, levada a cabo pela ESA nos últimos 20 anos, foi por isso pensada e operacionalizada.
Com o intuito de ser completamente auto-sustentável, a unidade foi equipada com painéis solares e uma turbina de vento para fornecer energia.
Se a abordagem funcionar bem nesta escola, a unidade irá ser redimensionada de forma a fornecer água potável para a restante comunidade local.
ESA
A estação de tratamento e reciclagem de urina em água
A estação de tratamento e reciclagem de urina em água
CG/ZAP

http://zap.aeiou.pt/alunos-marroquinos-bebem-urina-reciclada-com-tecnologia-espacial-27872
http://g1.globo.com/topico/nasa/

Câmeras na Estação Espacial Internacional permite ver a Terra ao vivo do espaço

Foto: Reprodução NASA

Foto: Reprodução NASA


Uma das coisas mais bacanas que já vi serem feitas na Estação EspacialInternacional (ISS). Instalaram quatro câmeras HD comerciais no exterior do complexo orbital (acoplado ao módulo europeu Columbus), protegidas por um invólucro pressurizado com controle de temperatura. Elas ficam o tempo todofilmando a Terra e transmitindo as imagens de volta, ao vivo, para quem quiser ver.

Quanto tempo vai durar, ninguém sabe. Teremos de ver qual o tempo de funcionamento das câmeras no ambiente espacial — esse é, inclusive, um dos objetivos do projeto: guiar a escolha de câmeras comerciais que possam ter desempenho adequado no espaço para futuras missões. O sistema já está operando desde 30 de abril, sem problemas. A imagem transmitida ao vivo se alterna entre as quatro câmeras. Durante períodos de perda de sinal ou quando o experimento, chamado HDEV (High Definition Earth Viewing), não estiver ligado, uma tela cinza aparecerá na transmissão.

Confira aqui e veja se não é bacana. Lembrando sempre que a ISS completa uma volta em torno da Terra a cada 90 minutos, e metade desse tempo ela está do lado noturno, onde não vai dar pra ver nada lá embaixo. Ou melhor, aqui embaixo.
fonte: Folha de São Paulo
http://tribunatop.com.br/Noticia.asp?Noticia=02009&lk=cameras-na-estacao-espacial-internacional-permite-ver-a-terra-ao-vivo-do-espaco

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Estação espacial internacional cruza céu de Brasília; veja imagens

G1 fez imagem do aparelho passando pela capital federal nesta segunda.
ISS é resultado de cooperação de agências espaciais de vários países.

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) cruzou os céus de Brasília na noite desta segunda-feira (5). A passagem da estação durou seis minutos e foi registrada pelo G1.

A imagem foi captada perto do Memorial JK, no Eixo Monumental. O vídeo também mostra pássaros iluminados pelos refletores do monumento. A ISS é o resultado das cooperação das agências espaciais de vários países e regiões – os principais, de acordo com a Nasa, a agência espacial norte-americana, são os Estados Unidos, Europa, Rússia, Japão e Canadá.

Os interessados em saber quando o equipamento vai passar podem se cadastrar na página da Nasa na internet. No momento, seis astronautas estão na estação, sendo três russos, dois norte-americanos e um japonês.

Estação Espacial Internacional  (Foto: Nasa/Divulgação)
Estação Espacial Internacional (Foto: Nasa/Divulgação)


Estação ao lado da lua na noite desta segunda-feira (5) (Foto: Leonardo Caldas/Acervo pessoal)
Estação ao lado da lua na noite desta segunda-feira (5) (Foto: Leonardo Caldas/Acervo pessoal)

Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/05/estacao-espacial-internacional-cruza-ceu-de-brasilia-veja-imagens.html
http://noticias.uol.com.br/album/album-do-dia/2014/05/07/imagens-do-dia---7-de-maio-de-2014.htm?abrefoto=17
Imagem 17/53: Funcionários do zoológico preparam Mango, um urso marrom sírio de 19 anos, para a sua cirurgia no Ramat Gan Safari, próximo a Tel Aviv, em Israel, nesta quarta-feira (7). Mango sofre de hérnia de disco, que tem prejudicado a sua mobilidade, causando dores intensas Nir Elias/Reuters

"Pinocchio rex", um tiranossauro de nariz grande, é descoberto na China

Em Londres
  • Reprodução/ National Geographic
    O animal, primo do "tiranossauro rex", tinha um focinho 35% mais alongado que outros dinossauros de seu tamanho
    O animal, primo do "tiranossauro rex", tinha um focinho 35% mais alongado que outros dinossauros de seu tamanho
"Pinocchio rex", uma nova espécie de tiranossauro, de 66 milhões de anos e nariz comprido, foi descoberto em uma escavação no sul da China por cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, divulgou nesta quarta-feira.

O carnívoro de nove metros de altura, que pesava uma tonelada, primo do famoso "tiranossauro rex", tinha um focinho 35% mais alongado que outros dinossauros de seu tamanho e viveu na Ásia durante o período cretáceo (entre 144 milhões de anos e 65 milhões de anos).

Seu esqueleto foi encontrado intacto e muito bem conservado por um grupo de operários em uma rua em construção perto da cidade de Ganzhou, no sul da China.

"Tinha o sorriso com dentes do 'tiranossauro rex', mas seu focinho era longo e fino, com uma fileira de chifres na parte superior", explicou Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo.

"Pode parecer um pouco cômico, mas provavelmente era tão mortal como qualquer outro tiranossauro e talvez inclusive um pouco mais rápido e silencioso", acrescentou o pesquisador, que decidiu apelida-lo de "Pinocchio" por causa de seu nariz embora seu nome oficial seja "Qianzhousaurus sinensis".

Seus dentes mais finos e o esqueleto mais leve levou os cientistas a deduzirem que "Pinocchio rex" caçava criaturas menores, como lagartos e dinossauros com penas.

No entanto, eles ainda não conseguiram explicar porque tinha o nariz tão comprido, embora intuam que devia ter uma maneira diferente de caçar.

"A imagem icônica dos tiranossauros é o 'tiranossauro rex', o maior, o mais sanguinário de todos. Mas esta nova espécie era mais leve, menos musculosa. Rompe os moldes. Talvez tivesse uma mordida mais rápida e caçava de outra maneira", explicou Brusatte.

Os cientistas da Universidade de Edimburgo acreditam que vários tipos de tiranossauros viveram na Ásia durante o período cretáceo, como o "tarbosaurus", um carnívoro de 13 metros que tinha uma mandíbula tão forte que era capaz de amassar os ossos de grandes herbívoros.
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2014/05/07/pinocchio-rex-um-tiranossauro-de-nariz-grande-e-descoberto-na-china.htm
http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/2014/05/01/veja-imagens-de-ciencia-do-mes-maio2014.htm?abrefoto=13
Imagem 13/13: IMPRESSÃO MAGNÉTICA DA VIA LÁCTEA - O campo magnético da Via Láctea foi registrado pelo satélite Planck, da Agência Espacial Europeia (ESA). Esta imagem foi feita a partir das primeiras observações de todo o céu de luz polarizada, que é emitida pela poeira interestelar na galáxia. Regiões mais escuras correspondem à emissão polarizada mais forte, e as estrias indicam a direção do campo magnético projetada no plano do céu. A faixa escura horizontal no centro corresponde ao plano galáctico ESA/Planck Collaboration

Cápsula espacial soviética vai a leilão em Bruxelas....

http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/capsula-espacial-sovietica-vai-a-leilao-em-bruxelas,d17649747c7d5410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Cápsula espacial soviética vai a leilão em Bruxelas

http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/capsula-espacial-sovietica-vai-a-leilao-em-bruxelas,d17649747c7d5410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Chile 8.8

  • Data: Quarta - 07 de maio | 
  • Início: 07h | 
  • Término: 08h
  • Documentário / Diversos
  • Nome Original:  Chile 8.8
  • Cor:  Colorido
  • Classificação:  Programa livre
Em 27 de fevereiro de 2010, um violento terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu a costa do Chile. Esta região é conhecida por seu histórico de grandes terremotos.

http://www.hagah.com.br/programacao-tv/jsp/default.jsp?uf=1&action=programa&programa=0000204906&evento=000000514723388&operadora=13&canal=DIS&gds=0

http://www.youtube.com/watch?v=8SzKL9rOof0

  NASA se prepara para juntar duas partes principais para o Artemis II Core Stage Os técnicos estão se preparando para conectar duas partes ...