terça-feira, 22 de julho de 2014

1/3 do volume morto do Sistema Cantareira já foi consumido

Fabiana Maranhão
Do UOL, em São Paulo
Compartilhe50197
 Imprimir Comunicar erro
Um terço do volume morto do Sistema Cantareira foi consumido em pouco mais de dois meses, segundo dados do GTAG (Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão).
De acordo com o grupo, até esta terça-feira (22) foram consumidos 60,70 bilhões dos 182,5 bilhões de litros de água do volume morto - como é chamada a água que fica no fundo das represas - que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) tem autorização para utilizar.

O governo Alckmin diz que não, mas você acha que vai faltar água em SP?

Resultado parcial
O GTAG foi criado pela ANA (Agência Nacional de Água) e pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) e faz o acompanhamento diário do sistema. Também fazem parte do grupo representantes da Sabesp  e dos comitês das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e do Alto Tietê.
Nesta terça-feira, o nível de armazenamento do sistema chegou a 16,8%. Em pouco mais de dois meses, esse índice caiu mais de dez pontos percentuais. O sistema abastece atualmente 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo.
A reserva técnica do Cantareira tem ao todo cerca de 480 bilhões de litros. Parte dela começou a ser captada em 16 de maio, como alternativa do governo estadual para fugir do racionamento.
O governo gastou R$ 80 milhões para construir canais e instalar bombas para a retirada da água nas represas Atibainha, em Nazaré Paulista, e Jaguari/Jacareí, em Joanópolis.

Mais volume morto

Diante da estiagem e da queda contínua do nível do Cantareira, a Sabesp já planeja usar uma quantidade maior do volume morto.
"A Sabesp pediu autorização para utilizar mais 100 bilhões de litros da reserva técnica", afirma a companhia, que aguarda autorização da ANA.
A Sabesp informa que, "caso seja necessário", também poderá usar a partir de agosto o volume morto do Sistema Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de pessoas na zona leste da capital, além de outros municípios da Grande São Paulo.
"Levantamento mostra que a partir de agosto a companhia poderá acessar 10 bilhões de litros da represa Biritiba-Mirim. E a partir de novembro poderão ser captados 15 bilhões de litros da represa Jundiaí."
Assim como o Cantareira, o nível do Alto Tietê não para de cair. Nesta terça, o índice estava em 22,2%.
Ampliar

Falta de chuvas afeta abastecimento de água em São Paulo89 fotos

89 / 89
21.jul.2014 - Régua do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) aponta baixo nível do rio Pardo, em Ribeirão Preto, nesta segunda-feira (21). Neste período do ano o nível costumava estar entre 1,2 m e 1,5 m, mas atualmente marca apenas 0,5 m Márcia Ribeiro/ Folhapress

Notícias relacionadas

COMENTÁRIOS 22

Avatar do usuário
  1. Avatar de alex caseiro

    alex caseiro

    1 hora atrás
    A culpa dessa situação é de todos os gestores de nosso estado, pois não fazem o que precisa ser feito, para ter agua temos que preservar nossos mananciais, nossas cabeceiras de represas, onde nasce a agua que bebemos, chuva vai ajudar muito, mais temos que preservar áreas verdes onde nasce a agua!! E a prefeitura do PT gosta de urbanizar áreas de mananciais é conivente a destruição do verde e do meio ambiente. Vamos mudar nosso pensamento, a agua de nossas represas tem que nascer, em córregos, em áreas verdes só assim teremos agua mesmo com seca, se você quer chuva para ter agua, coloque um copo na chuva pois só terá esse copo!!! Boa sorte e aproveite esse copo, pois só terá esse para beber!!!!
  2. Avatar de gpl

    gpl

    1 hora atrás
    Mais 60 bilhões de litros e a vaca vai para o brejo. Vai sair só lama e lodo...
  3. Avatar de Alex-SP

    Alex-SP

    1 hora atrás
    E agora, falar o que, fora petralhas? Mas independente do PSDB estar a 20 anos no poder em SP e ter deixado as coisas chegarem nesse estágio, o importante é que todos podem colaborar, fazendo sua parte economizando o máximo possível.
  4. Avatar de FEREX

    FEREX

    1 hora atrás
    1/3 do volume morto do Sistema Cantareira já foi consumido?? e interessante é que não faltou água em SP né? Já no rio Grande do Sul, governado pelo PT, faltou águe e luz as duas coisas dá pra imaginar? e por causa disto teve racionamento a Corsan ( Sabesp de lá ) apontou problemas de abastecimento de água em 13 cidades gaúchas, incrível né? Na cidade de Bagé o prefeito Dudu Colombo (PT) colocou multa pra quem desperdiça água, ou seja o PT faz no Rio Grande do Sul o que critica em SP, mesmo sem acontecer aquilo aqui, kkkkk não acreditam? pesquisem na internet.
    1. Avatar de Mdepz

      Mdepz

      54 minutos atrás
      Não faltou água em SP?!?! Vc vive onde?
    2. Avatar de Mdepz

      Mdepz

      56 minutos atrás
      Não faltou água em SP?!?! Vc vive onde?
  5. Avatar de gdju

    gdju

    1 hora atrás
    O governador está preocupado sim. A falta d'água dificilmente seria evitada qualquer que fosse o governo, considerando-se a seca que não se via há pelo menos 60 anos. Muito foi feito, tanto que foi reduzido o número de pessoas dependentes exclusivamente do sistema de 8,8 milhões para 6,5 milhões. Além disso, apesar dos inconscientes e insensíveis de sempre que até lavam carro numa época como esta, houve realmente um grande esforço da população para economizar. O resto é campanha pelo pior por parte de petralhas desejosos de emplacar o candidato petista no governo do estado. Nenhum governo petista faria melhor, em SP ou em qualquer parte. Basta ver o exemplo no governo federal em todas as áreas, como por exemplo a transposição do São Francisco que deveria minimizar a falta de água no Nordeste.
  6. Avatar de Iricio

    Iricio

    1 hora atrás
    triste é a alguns meses ter saído uma reportagem falando que o consumo no Palácio do Governo de São Paulo em um determinado mês, aumentou em 22%. E andando por ahi, ainda vejo gente lavando carros, calçadas. Eu faço a minha parte, inclusive já até reclamei no site da dersa sobre caminhões pipa dezenas ao dia jogando água (de reuso) aqui no meu bairro, alegaram abafar o pó proveniente da obra do Rodoanel... Sugeri que regassem então as arvores e praças da região com esta água.
  7. Avatar de INFIEL

    INFIEL

    1 hora atrás
    Tem internauta que é mesmo sem noção...Não adianta culpar São Pedro ou até os energúmenos que continuam a lavar seus carrinhos e calçadas...HÁ MAIS DE 2.500 KM DE VAZAMENTOS NO ESTADO SE SÃO PAULO, SEM CONTAR OS "GATOS", LIGAÇÕES CLANDESTINAS E FRAUDES( MILHARES DELAS ...) NOS HIDRÔMETROS...PICOLÉ DE CHUCHU DIET TEM QUE DEIXAR DE SER MORTO E AGIR, SE É QUE AINDA TEREMOS TEMPO...SABESP NÃO FEZ SUA LIÇÃO DE CASA, E AGORA FAZ A POPULAÇÃO SOFRER DIZENDO QUE "NÃO HÁ RACIONAMENTO ", CUMPRINDO ORDENS DO PICOLÉ DE CHUCHU DIET "...
  8. Avatar de fred095

    fred095

    1 hora atrás
    a transposição, como quer o governador geraldo Alckmin, não é uma solução de curto prazo, não há como se reforçar o sistema Cantareira com esse desvio nos próximos três anos para resolver o abastecimento de São Paulo. Portanto essa decisão do governador paulista é precipitada, é uma jogada política em época de eleição, o que está acontecendo em São Paulo é má gestão, desperdício, falta de controle do consumo e falta de planejamento dos recursos hídricos.
  9. Avatar de tuco2011

    tuco2011

    1 hora atrás
    E AGORA SR. GOVERNADOR???? MOSTRAI-NOS OS PROJETOS DE AMPLIAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS D'AGUÁ QUE OBRIGATORIAMENTE DEVERIAM ESTAR CONCLUIDOS HÁ MAIS DE 10 ANOS E ESTÃO ENGAVETADOS. LEMBRANDO QUE O SR. VAI PARA O SEU QUARTO MANDATO EM SÃO PAULO E O "NOSSO" PSDB ESTÁ HÁ VINTE ANOS NO PODER. PODE MOSTRAR PORQUE O POVO DE SÃO PAULO É ALTAMENTE POLITIZADO E POR ESSAS E OUTRAS VAI REELEGE-LO. ACREDITE SE QUISER.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. 
Leia os termos de uso
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/07/22/13-do-volume-morto-do-cantareira-ja-foi-consumido.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  NASA se prepara para juntar duas partes principais para o Artemis II Core Stage Os técnicos estão se preparando para conectar duas partes ...