sexta-feira, 24 de março de 2017

Nasa estuda destruir asteroide e ‘ensaiar’ missão para salvar a Terra

Publicado em 24/03/2017 , às 19 h54
NE10
Nasa e Agência Espacial Europeia estudam atingir asteroide para destruí-lo / Foto: reprodução/ESA
Nasa e Agência Espacial Europeia estudam atingir asteroide para destruí-loFoto: reprodução/ESA
Temática presente em vários filmes de ficção científica, a destruição de um asteroide no espaço para desviá-lo do caminho da Terra e salvar a humanidade pode virar realidade. Isso porque a Agência Espacial Norte Americana (Nasa), juntamente com a Agência Espacial Europeia (ESA), estuda uma missão de “ensaio” para atacar um asteroide e analisar se é possível desviá-lo de seu curso próximo do planeta.
A missão envolverá o envio de duas naves espaciais para o sistema asteroide de Didymos, descoberto em 1996 e que é composto por duas rochas em órbita. A nave espacial chamada AIM (Asteroid Impact Mission), da Europa, será lançada em 2020 e começará a orbitar Didymos em 2022. O DART (Double Asteroid Redirection Test) da Nasa atingirá a rocha alguns meses mais tarde, de acordo com a observação dos telescópios da AIM. As agências ainda estão no processo de obter financiamento para a missão.

Riscos da missão

O objetivo final é descobrir se a deflexão é a melhor forma de defesa contra uma rocha espacial perdida, pois existe o perigo de que o impacto no asteroide possa fazer com que fragmentos se rompam e potencialmente acelerem a sua trajetória. Os estilhaços também podem representar um risco para a Terra.
http://noticias.ne10.uol.com.br/ciencia-e-vida/noticia/2017/03/24/nasa-estuda-destruir-asteroide-e-ensaiar%E2%80%99-missao-para-salvar-a-terra-670294.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  NASA se prepara para juntar duas partes principais para o Artemis II Core Stage Os técnicos estão se preparando para conectar duas partes ...