quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Nasa investiga vazamento de água em capacete após caminhada espacial

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 20:16 BRT
 
[-Texto [+]
CABO CANAVERAL, Estados Unidos(Reuters) - Dois astronautas norte-americanos terminaram uma caminhada espacial de seis horas e meia nesta quarta-feira para preparar os locais de acoplamento de novas espaçonaves comerciais e descobriram posteriormente que houve vazamento de água de um capacete, um problema que levou ao quase afogamento de outro astronauta em 2013, disseram autoridades.
Ao contrário do incidente de 2013, o astronauta Terry Virts não correu perigo, disse o comentarista da missão da Nasa, Rob Navias.
Virts descobriu que uma pequena quantidade de água estava flutuando em seu capacete depois que ele e o colega da caminhada espacial Barry "Butch" Wilmore voltaram à câmara de ar da estação após uma excursão bem-sucedida.
"Eu realmente não consigo ver qualquer perigo imediato", afirmou por rádio a engenheira de voo da estação, a italiana Samantha Cristoforetti, ao Controle da Missão em Houston.
Em julho de 2013, a Nasa rapidamente abortou uma caminhada espacial quando o capacete usado pelo astronauta italiano Luca Parmitano começou a encher de água. No momento em que ele voltou à câmara, sua visão foi bloqueada e equipamentos de comunicações pararam de funcionar.
A Nasa suspendeu as caminhadas espaciais enquanto os engenheiros procuravam a causa do problema. Engenheiros ainda não sabem por que o capacete de Virts vazou, nem se o problema está relacionado ao incidente anterior, disse Navias.
Os gerentes da Nasa planejam se reunir na sexta-feira para decidir se desejam prosseguir com a caminhada no domingo, acrescentou ele.
Durante a caminhada espacial desta quarta-feira, os astronautas removeram uma tampa de proteção onde os ônibus espaciais acoplam, um dos dois locais que estão sendo reconfigurados para novas espaçonaves em desenvolvimento pela Boeing e a Space Exploration Technologies, ou SpaceX.
O trabalho abre caminho para a chegada no fim deste ano de dois adaptadores de acoplamento internacionais, que serão instalados durante mais quatro caminhadas espaciais planejadas pela Nasa em 2015.

http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRKBN0LT2MX20150225

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  NASA se prepara para juntar duas partes principais para o Artemis II Core Stage Os técnicos estão se preparando para conectar duas partes ...