sábado, 19 de abril de 2014

Pesquisadores descobrem 3 milhões de anos de idade, Paisagem Sob Greenland Ice Sheet
18 abril de 2014
Terra Agora Direita.  Seu planeta está mudando.  Estamos a tratar disso.
Cinco novas missões científicas da NASA Terra estão a lançar em 2014 para expandir a nossa compreensão da Terra mudanças climáticas e meio ambiente.
As geleiras e camadas de gelo são comumente pensado para funcionar como uma lixadeira de cinta. Como eles se movem sobre a terra que raspar tudo - vegetação, solo e até mesmo a camada superior da rocha. Assim, uma equipe de cientistas da universidade e um colega da NASA foram muito surpreso ao descobrir uma paisagem tundra antiga preservada sob a camada de gelo da Groenlândia, menos de dois quilômetros de gelo.
"Descobrimos solo orgânico que foi congelado até a parte inferior da camada de gelo de 2.700 mil anos", disse University of Vermont geólogo e principal autor Paul Bierman. A descoberta fornece fortes evidências de que a camada de gelo da Groenlândia tem persistido por muito mais tempo do que o conhecido anteriormente, e permanece por muitos períodos passados ​​do aquecimento global.
A equipe relatou sua descoberta em 17 de abril na revista  Science.
camada de gelo
Sob o manto de gelo da Groenlândia, os cientistas ficaram muito surpresos ao descobrir uma antiga tundra paisagem. A descoberta fornece fortes evidências de que a camada de gelo da Groenlândia tem persistido por muito mais tempo do que o conhecido anteriormente, e permanece por muitos períodos passados ​​do aquecimento global.
Crédito de imagem: 
Joshua Brown, da Universidade de Vermont
A Groenlândia é um lugar de grande interesse para os cientistas e formuladores de políticas, porque a estabilidade futura da sua enorme lençol de gelo - o tamanho de Alaska - terá uma influência fundamental sobre como os níveis globais rápidos e altos do mar subir da mudança climática causada pelo homem.
"O solo antigo sob o lençol de gelo da Groenlândia ajuda a desvendar um mistério importante em torno das alterações climáticas", disse Dylan Rood, um co-autor do novo estudo, do Centro de Universidades de Pesquisa Ambiental da Escócia e da Universidade da Califórnia, Santa Barbara. "Como folhas grandes de gelo derretem e crescer em resposta às mudanças de temperatura?"
A nova descoberta indica que mesmo durante os mais quentes períodos desde a camada de gelo formada, o centro da Groenlândia se manteve estável. "É provável que não derreter totalmente a qualquer momento", disse Bierman. Isto permitiu uma paisagem tundra ser trancado, sem modificações, sob o gelo através de milhões de anos de aquecimento e resfriamento global.
"Alguns modelos de projeto camada de gelo que a Groenlândia camada de gelo derretido completamente durante os períodos interglaciais anteriores. Estes dados sugerem que não aconteceu", disse o co-autor Tom Neumann, um cientista cryospheric no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Md. "Nós não sei quanto da camada de gelo permaneceu - a estimá-lo, teríamos de estudar outros núcleos de gelo na Groenlândia que têm de sedimentos no fundo para ver se o solo antigo é preservada sob esses sites também. "
Os cientistas testaram dezessete amostras de "gelo sujo" - gelo com sedimentos misturados -. Dos mais inferiores 40 pés de 10.019 metros núcleo GISP2 gelo extraído da Summit, Groenlândia, em 1993 A partir deste sedimento, Bierman e uma equipe da Universidade dos cosmonuclídeos Nuclide Laboratório de Vermont extraído uma forma rara de elemento berílio, um isótopo chamado berílio-10. Formado por raios cósmicos, que cai do céu e varas para o rock e do solo. O solo já está exposta na superfície da Terra, a mais de berílio-10 acumula. Medir o quanto é no solo ou uma pedra dá geólogos uma espécie de relógio de exposição.
Parte do núcleo de gelo GISP2
Parte do núcleo de gelo GISP2 que os pesquisadores analisaram para o isótopo de berílio-10, mostrando silte e areia embutido no gelo. Logo após esta foto foi tirada, o gelo foi esmagado na Universidade de Vermont laboratório limpo eo sedimento foi isolado para análise.
Crédito de imagem: 
Paul Bierman, da Universidade de Vermont
Os pesquisadores esperavam encontrar apenas solo erodido do leito rochoso da geleira-decapada no sedimento no fundo do núcleo de gelo. Mas o lodo que se encontrar tinha concentrações muito elevadas de berílio-10, quando a equipe mediu-lo em um acelerador de partículas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, em Livermore, na Califórnia
"Em termos globais, só encontrar esses tipos de concentrações de berílio em solos que se desenvolveram ao longo de centenas de milhares a milhões de anos", disse o co-autor Joseph Graly, que analisou os dados de berílio, enquanto na Universidade de Vermont, Burlington, Vt
A nova pesquisa, apoiado pelo financiamento da National Science Foundation, demonstra que o solo tinha sido estável e exposto na superfície para algo entre 200 mil e um milhões de anos antes de ser coberto por gelo.
Para ajudar a interpretar estes resultados inesperados, a equipe também mediu nitrogênio e carbono que poderia ter sido deixado por material vegetal na amostra do núcleo. "O fato de quantidades mensuráveis ​​de material orgânico foram encontrados no gelo silty indica que o solo deve ter sido presente sob o gelo," disse o co-autor Andrea Lini da Universidade de Vermont.A composição do material sugerido que a paisagem pré-glacial pode ter sido uma tundra parcialmente florestas.
"Groenlândia era realmente verde! No entanto, foi há milhões de anos", disse Rood. "Antes de ser abrangida pelo segundo maior corpo de gelo na Terra, Groenlândia parecia a tundra do Alasca verde". Para confirmar as suas conclusões sobre este paisagem antiga, os pesquisadores também mediram os níveis de berílio em um solo permafrost tundra moderno no North Slope do Alasca e constatou que os valores eram muito similares.
Com um olho para entender melhor o seu comportamento futuro, muitos geólogos estão buscando uma visão de longo prazo da história do manto de gelo da Groenlândia, incluindo a forma como ele se move e moldou a paisagem abaixo dela. Seus 656 mil quilômetros quadrados de gelo contêm água suficiente, se totalmente derretido, para elevar o nível do mar 23 pés. "No entanto, temos muito pouca informação sobre o que está acontecendo na cama com relação à formação de erosão e da paisagem", disse Corbett.
O que está claro, no entanto, de uma abundância de indicadores em todo o mundo, é que as temperaturas globais estão em um caminho a ser "muito mais quente do que os interglaciais mais quentes em milhões de anos", disse Bierman. "Há um solo de 2,7 milhões de anos de idade, sentado sob a Groenlândia. A camada de gelo em cima dele não desapareceu no tempo em que os seres humanos se tornou uma espécie. Mas se continuarmos na nossa trajectória actual, a camada de gelo não vai sobreviver. E quando você limpá-la fora, é muito difícil colocá-lo novamente. "
Joshua Brown, da Universidade de Vermont 

http://www.nasa.gov/content/goddard/researchers-find-3-million-year-old-landscape-beneath-greenland-ice-sheet/index.html#.U1J0oPldU7J

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  NASA se prepara para juntar duas partes principais para o Artemis II Core Stage Os técnicos estão se preparando para conectar duas partes ...