sábado, 19 de abril de 2014

NASA vai enviar ‘disco voador’ ao planeta Vermelho

Publicado em 15/04/2014 por  em CuriosidadesEspaçoTecnologia
NASA_flying saucer 01
A Nasa anunciou que vai iniciar testes de um ‘disco voador’ que poderá um dia ajudar nos futuros pousos tripulados em Marte.
Infelizmente para os fãs da Teoria da Conspiração, esta não é uma confirmação da agência espacial confessando o desenvolvimento de um OVNI, mas um novo tipo de sonda planetária conhecida como LDSD (Low Density Supersonic Decelerator – desacelerador supersônico de baixa densidade).
Em junho, os moradores da pequena ilha havaiana de Kauai poderão ver o incomum veículo durante testes, descendo para a superfície do oceano depois de ser transportado até uma altitude de 55 quilômetros através de uma combinação de foguetes e balões de alta altitude.
NASA_flying saucer 02
O LDSD vai cair a partir desta altura, com sua descida desacelerando de Mach 3,5 a Mach 2 através de uma combinação de discos infláveis e um único para-quedas, que vai aumentar drasticamente o arrasto atmosférico. Espera-se que esta tecnologia permita a Nasa pousar cargas ainda maiores sobre a superfície de Marte, cuja a fina atmosfera é apenas 1 por cento da densidade da atmosfera da Terra, o que torna o arrasto e o atrito uma grande dificuldade.
O projeto LDSD foi inspirado no baiacu havaiano que aumenta o seu tamanho sem aumentar a sua massa.
“Nós realmente só tem duas opções para parar em Marte: Foguetes e arrasto aerodinâmico, disse Allen Chen do Jet Propulsion Laboratory da Nasa.
As técnicas de pouso atuais da Nasa ainda são as mesmas utilizadas pelas sondas Vikings em 1976, missão que empregou paraquedas e foguetes para pousar com segurança as sondas na superfície de Marte. No entanto, como as sondas ficam a cada ano mais pesadas e complexas, cientistas estão tendo dificuldade em assegurar a sua descida com segurança.
NASA_flying saucer 03
A sonda Curiosity tem o tamanho de um carro do tipo Rover e pesa cerca de uma tonelada, mas a Nasa calcula que as futuras missões tripuladas  serão entre 40 a 100 vezes mais pesadas. Foguetes e motores poderosos o suficiente para pousarem tais cargas iriam acabar desestabilizando o veículo. Isso já é difícil com uma nave de US$ 2 bi como a Curiosity, imagina então com seres humanos. Fora de questão.
O LDSD tentará resolver este dilema através do uso de almofadas em forma de balão, que inflariam em torno da nave, aumentando a sua área de superfície e, consequentemente, a sua resistência atmosférica. Um paraquedas de 33,5 metros poderia, então, ser empregado com segurança.
A Nasa acredita que este projeto poderá suportar cargas entre 1 e 10 toneladas e irá testar o sistema durante os próximos dois anos.
Infelizmente para os amantes da Teoria da Conspiração, não foi dessa vez o anúncio oficial sobre os Discos Voadores dos EUA...
Infelizmente para os amantes da Teoria da Conspiração, não foi dessa vez o anúncio oficial sobre os Discos Voadores dos EUA…
FONTE: The Independent via OVNI Hoje – Tradução e edição: CAVOK
http://www.cavok.com.br/blog/?p=76181

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  NASA se prepara para juntar duas partes principais para o Artemis II Core Stage Os técnicos estão se preparando para conectar duas partes ...